As transformações atuais dos ambientes de negócios
Atualmente, as empresas
necessitam de boa estratégia organizacional, para enfrentarem o mercado atual e
se manterem a frente de sua concorrência. Nesse mundo altamente competitivo, é
necessário estudar e analisar o cenário atual em volta da sua organização para
novos desafios. Com tantas mudanças ocorrendo diariamente, as organizações
“necessitam” criar seus objetivos e procurar estabelecer metas para suas
futuras estratégias de mercado. Estratégia é um conjunto de regras existentes
para uma futura tomada de decisão de uma organização, para orientação da
empresa.
Através desse planejamento
estratégico, é que buscamos riquezas de ideias, informações importantes para a
empresa e visões sobre o futuro, estimulando maior interesse e aceitação dos
cenários externos.
Portanto, esses cenários buscam
revelar sinais precoces de alterações futuras no mercado, pois a diversidade de
opiniões assegura um futuro promissor ou não, e pode mostrar possíveis
dificuldades ou lucro de uma empresa.
Dentre as estratégias,
existe a Corporativa que abrange os objetivos e os interesses de todos os
negócios, seu foco principal são os negócios das empresas, seus futuros
investimentos e onde serão direcionados seus recursos.
Já na estratégia
Funcional, é aplicado às funções da organização, ou às funções de cada unidade
que atua em determinado ramos de negócio, ou atividade de cada setor.
Na estratégia Operacional
são as atividades desenvolvidas no cotidiano da empresa, são estabelecidas as
atividades de serviço, de como realizar e quando realizar. elas permitem à
empresa ser flexível e adaptar-se a mudanças rápidas no ambiente, definido e
realizando ações para atingir seus objetivos de nível mais alto.
Na elaboração de um plano
estratégico devemos definir a sua missão e os objetivos desejados pela
organização. E as organizações devem definir sua missão e visão de futuro,
realizando bases sólidas de valores morais e éticos.
A visão de uma empresa é
sua imagem, é a maneira que os empregados e dirigentes enxergam a organização.
A missão estabelece o propósito ou as razões para a existência da organização,
e saber entender qual a necessidade do cliente externo que a organização vai
satisfazer.
Seus objetivos é tratar da
principal diretriz estratégica da empresa, define a situação futura desejada
pela organização, são a situação futura desejada pelo cliente e mercado,
produtos e serviços, vantagens competitivas, participação no mercado e
desempenho econômico e financeiro.
Para se alcançar essas
metas organizacionais, essas devem ser compreendidas, implementadas e mantidas
em todos os níveis da empresa. Para se criar uma estratégia, uma organização
deve-se preocupar com os objetivos organizacionais, focando seu ambiente
externo, para saber se a empresa condiz com a realidade externa competitiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário